Nelson Eggers fala sobre sucessão familiar e gestão da empresa Bebidas Fruki
21/05/2018

O diretor-presidente da Bebidas Fruki S.A., Nelson Eggers, palestrou nesta segunda-feira, dia 21, para mais de 100 pessoas, durante a 1ª Reunião-Almoço de 2018 realizada pelo Centro Empresarial de Flores da Cunha.
O empresário falou sobre o case da empresa que comanda com a palestra "Fruki: gestão voltada para o futuro", enfatizando a evolução da empresa ao longo das gerações. Eggers ressaltou dois pontos importantes: a gestão de qualidade e a sucessão familiar.
Além da diretoria da entidade, se fizeram presentes o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, o prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, associados à entidade, empresários e imprensa.
O diretor-presidente, Nelson Eggers, destacou em sua fala alguns preceitos escritos pelo filósofo, escritor, jornalista, professor e administrador de empresas, João Bosco Lodi, sobre empresa familiar. Confira!
- Nenhum membro da família deve ficar na empresa a não ser que queira trabalhar duro. Viver na empresa familiar exige um preço muito alto. O comportamento deve ser exemplar.
- Os familiares que entram na empresa devem ter potencial para acompanharem o crescimento da empresa. Poderão vir a ser diretores gerais e até presidentes.
- Os jovens da família devem fazer o seu aprendizado fora da empresa familiar.
- Os filhos devem ser educados para seguirem profissões liberais independente da empresa
- A relação de herdeiros lhes dá o direito de propriedade. Mas nenhum familiar tem direito à administração da empresa. Parente não tem direito de entrar na empresa. É necessários distinguir o direito de propriedade da função de gestão.
- O melhor familiar é aquele que não precisa da empresa para viver. O familiar problema é aquele que não pode viver fora da empresa.
- O familiar é chamado à empresa porque precisa dele e não o contrário.
- É melhor recusar emprego a um familiar do que demiti-lo depois que já entrou na firma. Em caso de dúvida não deixe entrar. É melhor endurecer hoje que criar precedentes.
- Familiar deve ser selecionado de preferência com base no desemprenho anterior. Familiar deve preencher requisitos e critérios previamente fixados.
- No caso de conflito de interesse a empresa tem prioridade sobre família. Razões de harmonia familiar não devem ser aceitas para admitir parentes sem qualificação profissional.
- A diretoria deve ter participações balanceada de familiares e não-familiares. A presença de profissionais não-familiares ajuda a eliminar a informalidade e sem-cerimônia que é regra geral familiar.
- A empresa familiar deve continuar sendo empresa familiar. Deve-se desenvolver familiares competentes para assegurar a continuidade e sucessão. É engano pensar que a melhor sucessão consiste no total afastamento da família. A profissionalização total é um mal necessário quando a família fracassou em oferecer alternativa familiar.
Mais notícias
Veja todas as notícias