Compartilhar

Centro Empresarial entrega reivindicações para pré-candidatos ao Governo do Estado

08/06/2018

Centro Empresarial entrega reivindicações para pré-candidatos ao Governo do Estado

        O Centro Empresarial está sendo representado pelo executivo da entidade, César Conz, e pela coordenadora das Câmaras, Comitês e Núcleos, Josiane Zoto, no 14º Congresso da Federasul, que ocorre até o dia 9 de junho, sábado, em Gramado,  e neste ano aborda o tema “Desenvolver e Transformar”. 

        Com um olhar focado na política, participam o desembargador, representante da Justiça Federal no TRF-SP, Fábio Pietro; o escritor, doutor em Ciências Sociais, mestre em Sociologia, Jorge Caldeira; o publicitário Fábio Bernardi e o cientista político, Fernando Schüler. Ainda, dentro da programação, aconteceu na tarde desta sexta-feira um painel com os pré-candidatos ao governo do Estado Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), Luis Carlos Heinze (PP) e Mateus Bandeira (Novo). A conversa foi mediada pela presidente da Federasul, Simone Leite que perguntou “Como construir um Rio Grande do Sul livre e favorável ao desenvolvimento?”.

        O Centro Empresarial, por meio de seu executivo, entregou em mãos dos pré-candidatos que compareceram ao evento, um documento com  reivindicações definidas pela diretoria e associados para promover assim um maior desenvolvimento do Município e da região.

Confira:

  •          Elaboração de projeto de viabilidade econômica e importância local e regional para a duplicação da RS 122 no trecho entre Flores da Cunha e Caxias do Sul, numa extensão de 11,4 quilômetros, considerando o aumento constante do fluxo de veículos que se verifica, pois além do trânsito local, com grande número de moradores e empresas sediadas a margem desse trecho e próximas da rodovia, esta absorve o trânsito advindo do centro do País pela BR 116, que a partir de Vacaria tem seu fluxo desviado em sua maior parte, especialmente caminhões, para a RS 122 no deslocamento até Caxias do Sul e seguindo até a região do Vale dos Sinos, Vale do Taquari e grande Porto Alegre.
  •          Definição da titularidade e manutenção da VRS 814, esta com extensão de 13,8 quilômetros e que liga os municípios de Flores da Cunha a Nova Pádua,  atualmente de competência do Estado, mas que apresenta séria depreciação do piso de rodagem sendo evidente a necessidade de refazimento com recapeamento da pista, bem como, necessidade urgente de manutenção de drenagens, roçada, construção de acostamento, melhorias do traçado em vários pontos e sinalização. Além de ser a ligação entre os dois municípios, tem em suas margens e proximidades intensa atividade agrícola e especialmente grande número de empresas de várias atividades.
  •          Prosseguimento do processo de implantação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha – Lei Complementar nº 14.293/2013 – considerando o prazo da Lei 8.249/92 em seu art. 21, visando a implementação de projetos de interesse regional, especialmente na área de infraestrutura, meio ambiente, educação e outros.
  •          Estabelecimento como prioridade do próximo Governo Estadual, quanto a infra-estrutura viária, a duplicação da RS 122 no trecho entre o entroncamento de São Vendelino até Farroupilha – subida da Serra – dotando o acesso rodoviário da região metropolitana de Porto Alegre com a região metropolitana da Serra Gaúcha – Caxias do Sul e região – de vias duplicadas.
  •          Promover junto as lideranças empresariais e políticas do Estado do Rio Grande do Sul a necessidade de revisão pelo Congresso Nacional da Lei Complementar nº 87/96 – Lei Kandir – quanto aos efeitos nocivos de tal legislação tributária na atividade econômico/empresarial do Rio Grande do Sul, por seus vários aspectos, tanto pela injustiça fiscal determinada para a arrecadação de tributos estaduais – penalizando o esforço de exportação – como pelo tolhimento da possibilidade da maioria das empresas de transferirem créditos de ICMS acumulados, gerando com isso verdadeiro confisco, engessamento de recursos das empresas.

Faça Parte

Aproveite os
nossos convênios

Associe-se
foto