Termo de cooperação para potencializar enoturismo é assinado entre Brasil e Portugal
22/10/2019
O Centro Empresarial, juntamente com o poder público de Flores da Cunha e de Nova Pádua receberam, na terça-feira, dia 15, membros da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da região de Saloia – A2S, de Portugal. No encontro, que teve o intermédio da turismóloga e consultora do projeto de Desenvolvimento do Turismo de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ivane Fávero, foi assinado o termo de cooperação entre os dois países. A intenção é promover e potenciar o Enoturismo nas regiões parceiras apostando na criação de novos produtos turísticos comercializáveis, e na capacitação dos recursos humanos.
Após a assinatura, o grupo realizou um tour pelos dois municípios. Iniciaram pela Vinícola Luiz Argenta, seguiram para a propriedade Fernandes Muraro e seu turismo rural, estiveram na Vinícola Dom Camilo, em Nova Pádua, na Vinhos Viapiana e encerraram a visita na Vinícola Casa Gazzaro, desfrutando de um prato típico de Flores da Cunha, o menarosto. “Estamos impressionados com a estrutura dos estabelecimentos e belezas naturais que encontramos aqui, estamos certos de que será uma parceria construtiva para todos”, elogiou Márcia Mendes, da A2S.
A saber: A região Saloia/Lisboa conta com de 126 mil habitantes, possui mais de 10 mil hectares de videiras e exporta 80% do vinho elaborado na região, cerca de 40 milhões de garrafas. Além do vinho, a região cultiva hortícolas, raízes e tubérculos, leite e produtos lácteos e frutas. O país, de 11 milhões de habitantes recebeu no ano passado 22 milhões de turistas, já o Brasil, com 200 milhões de habitantes, registra apenas cerca de seis milhões de visitantes por ano.