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A importância dos canais de marketing para a evolução estratégica dos negócios

30/04/2025

A importância dos canais de marketing para a evolução estratégica dos negócios

A era digital também transformou a forma de fazer marketing. Atualmente, a presença de uma marca no mercado depende diretamente da maneira como ela se comunica com seu público. 

O marketing moderno também abriu inúmeras possibilidades de conexão e aproximação com o consumidor. E com a grande variedade de opções disponíveis, para escolher o melhor canal é preciso saber quem é o seu público e onde ele está.

Se na era analógica as empresas dependiam de anúncios em jornais, revistas ou panfletos, comerciais na TV ou rádio, a digitalização transformou a forma de falar com o consumidor e como o público se comunica com a marca. E engana-se quem pensa que o ambiente digital diz respeito somente à tecnologia, ele está diretamente relacionado às pessoas. 

Uma matéria recente publicada na Carta Capital traz uma pesquisa realizada pela 8D Hubify, indicando que 56% das empresas brasileiras investem até 5% dos seus faturamentos em marketing digital. O estudo ainda revela que 56,1% dessas gestões pretendem aumentar esses percentuais em 2025.

De forma geral, empresas que investem estrategicamente em múltiplos canais de marketing aumentam sua visibilidade e fortalecem a sua identidade no mercado. Nesse cenário, conhecer os diferentes canais de marketing e compreender quais fazem sentido para a sua marca se comunicar com o seu público é fundamental para o sucesso das suas campanhas.

Continue a leitura e confira a importância dos canais de marketing para o sucesso de suas estratégias e para a evolução do seu negócio.

O que são canais de marketing e por que são essenciais para os negócios?

Os nascidos na era digital, os novos humanos, são pessoas altamente tecnológicas e vivem sempre conectadas. Elas se utilizam dos mais diferentes canais para buscarem informação e para se comunicarem com as marcas. 

Canais de marketing são os meios que as empresas utilizam para se comunicarem com seus públicos. Eles podem ser utilizados tanto para divulgação de produtos ou serviços quanto para promoções, lançamentos e também para a marca estabelecer uma conexão com o seu consumidor.

Também desempenham papel fundamental na jornada do consumidor e são os responsáveis por atrair, engajar e converter clientes estrategicamente. Podem ser divididos em:

  • Canais offline ou marketing convencional: anúncios em televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors e eventos presenciais;
  • Canais online: uso das redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs, mecanismos de busca, como o Google, marketplaces e anúncios nas diferentes plataformas. 

Cada canal possui características e abordagens próprias. Da mesma forma que cada meio atinge um perfil de público específico. 

As redes sociais, por exemplo, são ideais para construir autoridade e gerar engajamento, enquanto campanhas de e-mail marketing permitem a comunicação direta e personalizada. 

Já os anúncios pagos impulsionam a captação de leads e a geração de vendas em um curto prazo.

Saber escolher o canal certo faz toda a diferença para o sucesso das campanhas e crescimento de um negócio. Por isso, definir os meios mais adequados para cada estratégia é essencial para a empresa alcançar seu público e conquistar os resultados desejados. 

Como definir a estratégia ideal para cada tipo de empresa?

Para definir a estratégia de marketing ideal, alguns fatores precisam ser considerados. Compreendê-los ajuda efetivamente a identificar os canais mais eficazes e elaborar campanhas mais personalizadas. Esses fatores são:

Público-alvo: a marca precisa conhecer profundamente o comportamento, preferências, hábitos e o perfil de seus consumidores. Campanhas B2B, por exemplo, podem obter melhores resultados com marketing de conteúdo e e-mail marketing. Um e-commerce voltado ao público jovem, por outro lado, pode obter mais resultados por meio das redes sociais e do tráfego pago.

Recursos disponíveis: o orçamento e a equipe também influenciam na escolha dos canais. Por exemplo, anúncios pagos exigem investimento contínuo, mas as estratégias de SEO e produção de conteúdo demandam mais tempo e dedicação.

Setor de atuação: cada mercado tem suas particularidades. O segmento alimentício, por exemplo, pode investir em influenciadores e promoções nas redes sociais. Já para startups e empresas de software, o marketing de conteúdo e webinars podem ser uma boa estratégia para educar e gerar leads.

Leia também: Inovação no empreendedorismo, boas práticas para 2025.

Canais online vs. offline: como integrar e potencializar resultados?

A integração entre canais online e offline pode ser um grande diferencial competitivo. De um lado, os recursos online oferecem grande alcance e permitem a segmentação detalhada do público, possibilitando campanhas altamente personalizadas. Enquanto isso, os meios offline proporcionam uma presença física e reforçam a credibilidade da marca.

Para impulsionar campanhas e potencializar os resultados, as empresas podem combinar estratégias online e offline. Uma loja física, por exemplo, pode atrair seguidores para suas redes sociais com descontos exclusivos. Já um e-commerce pode organizar eventos presenciais para promover a marca. 

A integração entre os diferentes meios aumenta a visibilidade da empresa e oferece uma experiência mais rica e conectada para o público.

O papel do marketing de conteúdo na atração e fidelização de clientes

Como o próprio nome indica, o marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdos relevantes. Ele tem a função de educar, ajudar e atrair o seu público, auxiliando em todo o seu processo de compra. 

Segundo o Panorama de Marketing 2024 produzido pela RD Station, o marketing de conteúdo é a terceira estratégia mais explorada no Brasil, adotada por 66% das empresas. Post de blog, vídeos, podcasts, e-books, newsletters e publicações nas redes sociais estão entre os formatos mais usados em campanhas para engajar a audiência e posicionar a marca.

Ao criar materiais relevantes e informativos, as marcas educam o público, constroem autoridade no mercado e geram valor antes mesmo de uma compra ser realizada. A abordagem reduz os custos de aquisição de clientes a longo prazo e é crucial para criar e manter um relacionamento duradouro.

O marketing de conteúdo também contribui efetivamente para o fortalecimento do SEO, aumentando a visibilidade da empresa nos mecanismos de busca. 

Como medir a efetividade dos canais e ajustar a estratégia continuamente?

Dados se transformaram em um dos ativos mais valiosos de uma empresa. E eles são indispensáveis para medir a efetividade dos canais de marketing e para identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para obter maior retorno do público nas campanhas.

Quando se trata de estratégias de marketing e mensuração da efetividade dos canais usados nas campanhas, os principais indicadores de desempenho (KPIs) a serem monitorados incluem:

Taxa de conversão: mede a eficiência dos canais na geração de vendas e leads, e também o custo de aquisição de cliente (CAC). Avalia ainda o quanto a empresa está investindo para conquistar novas metas de conversão.

Retorno sobre investimento (ROI): ajuda a mensurar a rentabilidade das ações de marketing, engajamento e analisa a interação do público com os conteúdos da marca.

Tráfego e origem dos visitantes: identifica, entre os canais de marketing usados, quais são os que estão atraindo mais usuários para o site ou loja virtual.

Esses indicadores são essenciais para acompanhar o comportamento do público e ajustar a estratégia continuamente, sempre baseado no que o seu consumidor quer e espera da sua marca. 

Como você percebeu, os diversos canais de marketing desempenham um papel crucial no crescimento e competitividade da sua empresa. Escolher os meios mais adequados, integrá-los estrategicamente e monitorar seus resultados são fatores determinantes para o sucesso das suas campanhas e do seu negócio.

Agora, que tal continuar aqui no nosso blog e ler também sobre a importância do atendimento ao cliente e como sua empresa pode otimizá-lo.

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