Compartilhar

Gestão de conflitos no trabalho: estratégias para promover um clima organizacional saudável

16/04/2025

Gestão de conflitos no trabalho: estratégias para promover um clima organizacional saudável

Os conflitos no trabalho são, em muitos casos, os principais responsáveis pelo insucesso de uma operação. Assim como no esporte, o sucesso não é garantido apenas pela contratação dos melhores. É preciso de união e motivação por objetivos comuns para que o time realmente alcance os resultados esperados.

Esses problemas acontecem e fazem parte do relacionamento humano, portanto, é fundamental que se saiba trabalhar essas situações. Assim, é possível apaziguar os sentimentos, uma situação que depende muito da liderança e das medidas a serem tomadas para convergir todos os membros da equipe para o mesmo objetivo.

Questões não resolvidas e antipatias entre os colaboradores acabam influenciando todo o ambiente, tornando o clima hostil e pesado. No fim, torna-se uma situação muito desagradável para todos aqueles que desejam cumprir com suas obrigações e conviver de maneira harmoniosa com seus colegas.

Neste post, apresentaremos detalhes da gestão de conflitos no trabalho e quais estratégias devem ser tomadas para promover um clima organizacional saudável. Continue a leitura e conheça detalhes a respeito!

Principais fontes de conflitos no trabalho

De uma maneira geral, as principais fontes de conflitos no trabalho são provenientes das seguintes situações:

  • Comunicação ineficiente;
  • Resistência às mudanças;
  • Competição nociva;
  • Problemas pessoais;
  • Sobrecarga de trabalho.

Os conflitos geralmente surgem devido à falta de clareza ou mal-entendidos sobre as tarefas a serem realizadas. Isso ocorre porque os colaboradores, por não compreenderem o que deve ser feito, acabam adotando uma postura defensiva, o que gera divergências. Por trás de todos os motivos apresentados, podemos afirmar que as falhas de comunicação estão sempre envolvidas em todas as outras fontes de problemas.

Uma pesquisa realizada pela Progic Tecnologia mostrou que 53,9% dos líderes das empresas brasileiras admitem ter problemas de comunicação com os funcionários. Isso significa que mais da metade das empresas não conseguem transmitir para os seus colaboradores o que precisa ser feito, quais são as expectativas e, certamente, não estão aptas a realizar uma gestão de conflitos no trabalho.

O impacto dos conflitos não resolvidos na produtividade

Os conflitos não resolvidos podem causar sérios problemas à operação, uma vez que tendem a afastar os colaboradores. Como consequência, cada um realiza a sua tarefa de forma individualizada e passa a adotar uma rotina de não colaboração com os demais membros da equipe.

Nessas situações, também é frequente observar respostas evasivas, diálogos ríspidos e falta de companheirismo. Por fim, crescem as ausências sem motivo aparente, acompanhadas de desmotivação, apatia e desinteresse pelo trabalho.

Para muitos líderes, o problema é resolvido a partir de uma advertência, suspensão ou até mesmo a demissão do colaborador. Porém, em muitos casos a situação é mais grave do que aparenta ser e essas decisões não revertem o quadro de desarmonia.

Estratégias para mediação e resolução de conflitos

A resolução de conflitos no trabalho precisa ser analisada com atenção e, ao menor sinal dessa possibilidade, ações precisam ser tomadas para que o problema não tome grandes proporções. Para isso, o primeiro passo está na identificação do problema, ou seja, ouvir os envolvidos em um possível processo de desentendimento e avaliar o que está acontecendo.

Então, após a análise da situação, é fundamental abrir um espaço para o diálogo a fim de entender as razões que levaram os colaboradores a tal situação. Essa troca permite que cada um expresse seus motivos de maneira calma e profissional, lembrando que o ambiente de trabalho exige um comportamento adequado de todos os envolvidos.

Depois de ouvir as partes, será preciso definir a melhor estratégia para a resolução do problema. É fundamental fazer com que todos entendam que as diferenças precisam ser deixadas de lado em prol de uma solução condizente com a situação. 

A partir desse passo, comunique a estratégia que será tomada, justificando os motivos para isso e definindo responsabilidades que precisam ser atendidas para que os propósitos da empresa sejam alcançados. É importante também fazer o acompanhamento da solução. Verifique se a situação está de fato resolvida e se o clima organizacional está adequado para uma equipe que pretende cumprir com as obrigações em um ambiente agradável e prazeroso de se trabalhar.

O papel da liderança na gestão de conflitos no trabalho

Não é difícil de observar o papel da liderança na gestão de conflitos no trabalho. Apenas a partir de uma boa gestão consegue-se corrigir problemas que poderiam tomar um foco não desejável e retomar o controle da situação.

Por isso, o líder tem o papel de ser o facilitador na resolução dos problemas, incentivando um ambiente de diálogo aberto, promovendo sempre a transparência e a imparcialidade. O verdadeiro gestor é aquele que percebe os desentendimentos, encontra as melhores soluções e consegue aproximar os profissionais envolvidos nos conflitos, assegurando bons resultados para a organização.

Cultura organizacional: prevenindo conflitos através da comunicação eficiente

Por trás de toda essa situação envolvendo a gestão de conflitos no trabalho, pode-se frequentemente observar a inexistência da cultura organizacional na empresa. Todo empreendimento precisa definir alguns pontos fundamentais para garantir processos de qualidade e a identidade que caracteriza o empreendimento, quando apresenta a todos os envolvidos os:

  • Valores;
  • Crenças;
  • Normas;
  • Hábitos;
  • Comportamentos.

Fica claro o que a empresa espera de cada colaborador e o que não será bem-visto pela corporação em termos de atitudes.

A comunicação eficiente, portanto, é o melhor caminho para que se possam resolver os conflitos. Afinal, é obrigação das instituições garantir um ambiente saudável e harmonioso. Assim, todas as pessoas poderão trabalhar com satisfação e disposição, obtendo resultados satisfatórios para si e para seus empregados.

Depois de conhecer mais a esse respeito, vale a pena ler nosso post que apresenta as habilidades profissionais: como acompanhar a evolução do mercado de trabalho?

Faça Parte

Aproveite os
nossos convênios

Associe-se
foto