Compartilhar

Transformação empresarial: como aplicar a IA nos negócios?

23/04/2025

Transformação empresarial: como aplicar a IA nos negócios?

O uso da IA vem transformando gestões e empresas. Então, seu impacto vai além da automação dos processos. A tecnologia possibilita que o seu negócio atenda melhor às demandas do mercado, personalize as experiências do seu cliente e destaque-se frente à concorrência.

Uma publicação na CNN Brasil indica que, em 2024, cerca de 72% das empresas do mundo já adotavam tecnologias de Inteligência Artificial. Em 2023, esse percentual era de 55% e para 2025 o uso da IA se consolida no mercado como ferramenta fundamental para a competitividade empresarial. 

Os clientes também esperam, por parte das empresas, alternativas que promovam melhores interações com a marca. 

Segundo o portal Consumidor Moderno, 90% dos consumidores entre 18 e 34 anos desejam que as empresas conheçam seus hábitos de compra e querem personalização baseada em Inteligência Artificial.

Empresas de todos os setores estão ampliando seus orçamentos visando automatizar seus processos e garantir melhores experiências ao seu público. Segundo o CX Trends 2024, elaborado pela Zendesk, 70% dos líderes estão repensando as estratégias de atendimento de seus clientes a partir do uso de ferramentas de IA. 

Quer saber como aplicar a IA no seu negócio e transformar a sua gestão e o seu empreendimento? Continue a leitura e confira.

Como a IA está revolucionando o ambiente empresarial?

Sendo uma ferramenta indispensável para empreendedores que desejam inovar seus processos, a IA melhorar a sua produtividade e destaca-se no cenário atual. A tecnologia permite que tarefas repetitivas e manuais sejam executadas automaticamente, com maior velocidade, menor margem de erro e mais segurança.

Desse modo, a Inteligência Artificial também está revolucionando o ambiente corporativo no que diz respeito à análise de dados. Afinal, com a adoção dessa tecnologia, as empresas conseguem processar grandes volumes de informações em poucos segundos. 

Essa aplicação também permite identificar padrões e fornecer insights preciosos para a gestão. Essas possibilidades facilitam que o empreendedor tenha uma visão mais ampla do seu negócio e tome decisões pautadas no comportamento do cliente e nas tendências do mercado. 

A IA passou a ser uma ferramenta indispensável, do processo operacional até toda a jornada do cliente. Afinal, ela:

  • Permite a automação dos processos repetitivos;
  • Consegue prever demandas, gerenciar estoques e antecipar problemas;
  • Reduz os erros humanos;
  • Aumenta a produtividade;
  • Agiliza processos e diminui os procedimentos burocráticos;
  • Garante maior segurança no ambiente laborativo e na proteção dos dado;
  • Dá vantagem competitiva no mercado.

Exemplos práticos de uso da IA em diferentes setores

A Inteligência Artificial envolve um conjunto de tecnologias baseadas principalmente em machine learning e aprendizado profundo. A IA permite que máquinas e computadores consigam executar ações que normalmente exigiriam inteligência humana, como, por exemplo:

  • Reconhecimento de fala e de imagem;
  • Análise de dados para prever resultados específicos com altos graus de precisão;
  • Resolução de problemas;
  • Modelagem preditiva;
  • Análise de dados em grande quantidade;
  • Traduções;
  • Tomadas de decisões.

Em especial, a IA tem beneficiado algumas áreas, trazendo inovação a diversos setores da indústria, ciência, saúde e educação.

A tecnologia tem permitido simulação computacional na indústria automotiva, possibilitando aos fabricantes preverem riscos e testar peças ainda no projeto, antes dos veículos serem produzidos. A adoção da IA ajuda a reduzir custos com fabricação e reparo de veículos, bem como garante automóveis mais seguros.

Em indústrias dos diferentes setores, a IA beneficia a gestão das operações. Suas diferentes tecnologias otimizam a produção, facilitam procedimentos, desburocratizam processos, aumentam  produtividade, melhoram a qualidade e reduzem custos.

Na saúde, a Inteligência Artificial tem contribuído eficientemente para agilizar o atendimento e garantir diagnósticos mais precisos e rápidos. Sem contar a robótica médica que vem sendo usada com sucesso para melhorar a precisão e eficiência de cirurgias.

Além dessas áreas, a IA traz inovação e melhorias significativas para:

  • O setor da educação;
  • Finanças;
  • Varejo;
  • Atendimento ao cliente.

Ferramentas acessíveis para pequenas e médias empresas

Segundo pesquisa encomendada pela Microsoft, 74% das micros, pequenas e médias empresas, no Brasil, já usam a IA no seu dia a dia. Boa parte dos investimentos na tecnologia visam melhorar a eficiência, personalizar o atendimento ao cliente e aumentar a competitividade do negócio no mercado.

Entre as ferramentas de IA acessíveis para as MPMEs, podemos citar:

  • Tidio e ManyChat, chatbots de atendimento ao cliente;
  • Monday.com e Trello + Butler, Inteligência Artificial para gestão de projetos;
  • Mailchimp e Mailchimp, ferramentas de automação de marketing;
  • Google Analytics + Google AI e Tableau, ferramentas de análise de dados e insights;
  • Zapier e UiPath, automação de processos;
  • Shopify com Kit e Yotpo, IA para e-commerce;
  • Otter.ai e Google Speech-to-Text, para reconhecimento de voz e transcrição;
  • Darktrace e Symantec Endpoint Protection, IA para segurança e detecção de fraudes.

Cada uma dessas ferramentas atende necessidades específicas do negócio. Você pode começar, por exemplo, melhorando a experiência do seu cliente, implementando chatbots de atendimento.

Desafios e mitos para a implementação da IA nos negócios

Como toda inovação, empreendedores brasileiros de todos os segmentos ainda enfrentam vários desafios para a implementação da IA em seus negócios. Da mesma forma que o uso da tecnologia ainda é cercado por alguns mitos. 

Um dos principais desafios para as gestões é a cultura organizacional. Ainda existem resistências por parte dos donos de empresas e até mesmo dos colaboradores na implantação de tecnologias de IA na empresa. 

Essa resistência pode ser fortalecida pelo mito de que a IA substituirá o trabalho humano e haverá falta de empregos. Embora a tecnologia automatize tarefas repetitivas e venha para complementar, otimizar e criar novas oportunidades de trabalho para os talentos humanos. 

Empreendedores também enfrentam a falta de profissionais qualificados em IA. Segundo o portal Senado Notícias, o Brasil terá déficit de 532 mil profissionais da área de tecnologia até 2029. Muitas empresas também enfrentam a limitação infraestrutural que não comporta a implementação de máquinas e sistemas mais potentes.

Outro mito que precisa ser desconstruído é que IA é cara e somente grandes empresas podem adotar. Como vimos, existem várias soluções escaláveis e acessíveis para as MPMEs.

O futuro da IA e seu impacto na competitividade empresarial

O futuro da inteligência artificial promete transformar ainda mais o ambiente empresarial, a área da saúde, a educação e até mesmo as descobertas científicas.

Referente ao ambiente empresarial, o uso da tecnologia vai muito além do diferencial competitivo no mercado. Como vimos, a IA traz a cada dia o avanço da automação e da inovação, da análise preditiva e da experiência personalizada.

Nesse cenário, empresas que investirem em tecnologias estão melhores preparadas para se adaptarem e atenderem às constantes mudanças do mercado e do comportamento do consumidor. Entre as tendências tecnológicas, destacam-se o uso de IA generativa, maior integração com a Internet das Coisas (IoT) e a adoção de modelos de aprendizado contínuo.

Agora que você conferiu como aplicar a IA no seu negócio e como essa tecnologia pode revolucionar a sua empresa, que tal continuar aqui no blog e ler também sobre: inovação no empreendedorismo: boas práticas para 2025?

Faça Parte

Aproveite os
nossos convênios

Associe-se
foto