Resumo do Evento

As transformações relacionadas ao mundo do trabalho têm contribuído para a manutenção e o surgimento de novos fatores de riscos psicossociais nas organizações. Distúrbios mentais e comportamentais como ansiedade, estresse e depressão, se encontram entre as principais causas de afastamentos no Brasil, o que implica na diminuição da produtividade e influencia a saúde integral dos trabalhadores.

Como passamos grande parte do nosso dia no trabalho, e que é por meio dele que desenvolvemos nossos talentos e capacidades, torna-se necessário refletir sobre o impacto e o sentido que o trabalho apresenta na nossa vida, e nossa vida no trabalho.

Ao entender que as condições do ambiente impactam significativamente no comportamento humano, destaca-se a importância de investir em ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, onde as pessoas sintam-se bem. Por meio de práticas e estratégias que fortaleçam as pessoas e contribuam com o aumento da sua produtividade e, consequentemente, o retorno econômico para as empresas.

Programação

Débora Brandalise Bueno

Psicóloga e Técnica de Segurança do Trabalho. Pós-graduada em Psicologia do Trabalho e das Organizações, Ergonomista e Mestre em Psicologia pela UCS, com ênfase em Riscos e Recursos Psicossociais em Contextos de Trabalho: diagnóstico e intervenção. Especialista em Formação de formadores em SOLVE: integração da promoção da saúde na política de Segurança e Saúde no Trabalho. Formação na metodologia Total Worker Health em Harvard. Integrante da Missão SESI/Finlândia em Gestão de Fatores Psicossociais FIOH – Finnish Institute of Occupational Health, 2017. Membro do Núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP Serra-RS e voluntária na ARH Serrana como vice-diretora de Desenvolvimento, gestões 2021/2022 e 2023/2024. Possui experiência com desenvolvimento de equipes, de lideranças, treinamentos e co-criação de programas para melhoria das relações entre pessoas e trabalho. Atua no desenvolvimento e execução de projetos relacionados à Saúde do Trabalhador e na promoção de ambientes mais seguros, saudáveis e produtivos.

Patrícia Fabro Chinelatto

Arquiteta, Mestre em Psicologia pela UCS, com ênfase em Riscos e Recursos Psicossociais em Contextos de Trabalho: diagnóstico e intervenção. Possui formação em Biofilia e Design Biofílico e Treinamento do Método Qualidade Corporativa, pela Qualidade Corporativa Smart Workplaces. Possui experiência na co-criação de programas para melhoria das relações entre pessoas e trabalho. Atua na criação e desenvolvimento de projetos de arquitetura, paisagismo e design de interiores com foco no bem-estar e na promoção de ambientes saudáveis, seguros e produtivos.

Compartilhar

Faça Parte

Aproveite os
nossos convênios

Associe-se
foto