Resumo do Evento
Neste momento, milhões de pessoas ao redor do mundo estão comprando roupas e acessórios impulsivamente. Pesquisam mostram que os clientes utilizam apenas 20% ou menos do que compram. Os motivos mais importantes das compras impulsivas são: influência das tendências, não conhecer do próprio estilo, as proporções corporais, modelagens inadequadas, dificuldades em entender estampas e cores e ausência de normas e padrões de modelagem na indústria.
E o resultado desta compra inadequada é um guarda roupa excessivo e a sensação de: “não tenho roupa”. Outros fatores têm sido debatidos por serem relevantes as novas gerações: o impacto ambiental negativo ao meio ambiente, produzido pela indústria têxtil (fast fashion).
Este movimento surgido na década de 90 tem sido duramente criticado pelo próprio cliente que já se mostra pouco interessado pela compra. Esta mudança do consumidor já é muito clara e a indústria já está sensível e trabalha para ajudar o cliente.
O caso da C&A em parceria com a plataforma Enjoei e a campanha Levis “Buy Better, Wear Longer” onde há claramente a validação de um comportamento de consumo mais consciente.
Portanto, é necessário que os lojistas estejam atentos a estes apelos e estejam abertos aos novos conhecimentos que ajudam o cliente nestas novas demandas de escolhas conscientes, autoconhecimento, economia de tempo, dinheiro e bem-estar. Não iremos vender menos, iremos vender melhor.
Ferramentas da consultoria de imagem aplicadas as vendas.
Estilo: o lojista irá aprender a identificar as mensagens dos estilos na personalidade do cliente e na composição de looks, associar o estilo do cliente ao estilo do produto, criando uma conexão rápida e venda mais assertiva.
Visagismo nas vendas: o lojista irá aprender a identificar as linhas dominantes do rosto dos clientes e associar a personalidade. Esse conhecimento permite ao lojista entender o temperamento do cliente e associar características do design dos produtos e promover o match entre produto e cliente.
Aplicação da teoria das cores nas vendas: o lojista irá aprender sobre as diferentes mensagens das cores e ter autonomia para criar looks criativos e harmoniosos associando ao estilo de cada cliente. Este conhecimento ajuda o lojista a customizar a venda conforme o objetivo de imagem de cada cliente e usar melhor as cores na comunicação da vitrine, do uniforme e redes sociais.
OBS: As atividades ocorrem com explanações teóricas sobre cada tópico e atividades “mão na massa”. Os lojistas são convocados a trabalharem em grupos criando looks e realizando composições de corres, identficando estilos dominantes e complementares e classificando seus próprios produtos por ranking estilos. No visagismo identificam as leituras faciais uns dos outros e identificam nos produtos as linhas dominantes associadas ao visagismo e suas mensagens.
Programação
Inicio: 8h
Intervalo: 11h30 as 13h30
Encerramento: 19h
Morango Gomes
É Founder\ CEO da startup Lilla soluções Digitais da Moda. A Lilla aproxima lojistas de consumidores através de inteligência artificial utilizando as ferramentas da consultoria de imagem. Founder da Thats Me Imagem Beleza e Estilo, onde atua como consultora de imagem e personal stylist há 15 anos. Já ajudou centenas de lojistas a acelerarem suas vendas através das ferramentas da consultoria de imagem. Graduada em Gestão de Varejo de Moda e em Estilismo e Coordenação de Moda. Coidealizadora do primeiro curso de formação em consultoria de imagem em SC- Faculdade Senac Florianópolis.