Resumo do Evento

Objetivos:

Compreender os tipos de vinhos, seus derivados e legislações vigentes. Fundamentos teóricos da elaboração de vinhos e derivados. Estudar as boas práticas de fabricação que devem ser seguidas durante a produção e conservação dos produtos. Utilizar esses conhecimentos para aumentar a produtividade e a eficiência do processo de fabricação e/ou a qualidade do produto final. Aprender a avaliar os vinhos e derivados sensorialmente, contribuindo para o conhecimento e desenvolvimento dos integrantes do setor vitivinícola brasileiro.

Programação

Programa:

Módulo I – 9 horas

Conceitos de vinhos. Legislações vigentes. Análise sensorial das partes da uva. Tipos de vinhos e derivados. Processos de elaboração/operações de vinhos tintos, brancos, rosados, espumantes e suco de uva.

Módulo II – 3 horas

Higiene e limpeza das instalações. Boas Práticas de Fabricação. Contaminações.

Módulo III – 3 horas

Visita técnica em vinícola (a definir) com o objetivo de visualizar sistemas de Controle de Qualidade, BPF, ISO’s e degustação de vinhos.

As aulas serão expositivas, sempre que possível com dinâmicas e exemplos reais, assim como aulas práticas.

Fernanda Rodrigues Spinelli

Eng. de Alimentos, Doutora em Biotecnologia. Sommelier Internacional FISAR/UCS. Vice-presidente do grupo de experts Especificações de Produtos Enológicos (SPECIF) da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Delegada brasileira na Comissão de Enologia da OIV. Coordenadora da Comissão de Enologia da CTBVV. Consultora e avaliadora de sistemas da qualidade para laboratórios, ISO/IEC 17025:2017. Atua a 18 anos em serviços de análises e pesquisas laboratoriais e sistemas de gestão (ISO/IEC 17025). Degustador de seleção de concursos de degustação. Experiência docência de ensino técnico, superior e pós-graduação (UCS, FEEVALE, Faculdade Fátima e IFRS).

Compartilhar

Faça Parte

Aproveite os
nossos convênios

Associe-se
foto