Resumo do Evento

Cada organização empresarial tem um conjunto único de desafios e problemas. Para uma empresa familiar não poderia ser diferente e muitos dos problemas comuns em ambientes corporativos podem ser potencializados em um negócio de família.

O desaparecimento de empresas familiares está relacionado à falta de mecanismos para mediar e resolver os conflitos naturais de interesse dos familiares e à desatenção na preparação dos sucessores e sucedidos.

Um dos caminhos para manter a perenidade da empresa é através da criação do planejamento sucessório focado em proteger os bens patrimoniais e garantir à preservação das relações familiares, a continuidade da boa gestão, a governança corporativa e o atendimento às regras de compliance — mesmo na ocasião do patriarca/matriarca ou qualquer outro parente que conduza a administração do negócio venha a se afastar, seja por vontade própria, questão de saúde ou pelo falecimento.

Programação

A criação do planejamento sucessório e familiar é uma maneira efetiva de perpetuar o legado moral e a tradição da família.

Nesta palestra serão abordados os desafios das empresas familiares e as melhores práticas de governança para perenidade do negócio na família.

CONTEÚDO:

• As estruturas e processos de governança familiar (sucessor ou herdeiro);

• Decisões em torno de quem pode ou não trabalhar no negócio;

• Os critérios para os familiares exercerem funções na empresa, definindo a capacitação e o comportamento necessários para ocupar os diversos cargos na organização;

• Escolha dos futuros líderes da família e da empresa;

• As regras para atuação dos familiares na gestão da organização;

• Práticas sobre remuneração para os membros da família à frente da gestão;

• Discordâncias entre a família e os executivos sobre decisões-chave;

• Decisões sobre reinvestimento de lucros e pagamento de dividendos;

• Direitos e responsabilidades de parentes por afinidade em relação ao negócio;

• Saída de sócios da sociedade;

• Decisões sobre o futuro da empresa com base na evolução do ambiente de negócios.

Vladimir Bortolotto

Consultor Empresarial, Bacharel em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Economia, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, com mais de 37 anos experiência empresarial no Grupo Randon, Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Famiglia Valduga (2016-2020 ) e da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – Aprovale (Gestão 2019-2020). Seus mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de boas práticas empresariais atuando em empresas nacionais e multinacionais foram essenciais para lhe garantir conhecimento sólido sobre o setor de negócios, a necessidade de interação com sócios, administradores e investidores, além de áreas específicas da gestão, como comercial, recursos humanos, comunicação e auditoria.

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