Compartilhar

Centro Empresarial encerra atividades oficiais de 2012

04/12/2012

Centro Empresarial encerra atividades oficiais de 2012

O evento que encerrou as atividades oficiais de 2012 no Centro Empresarial reuniu autoridades municipais, diretoria da entidade, ex-presidentes e associados. A fonoaudióloga especialista em voz, professora universitária e diretora da ClearCom Treinamento e Desenvolvimento, Mirieli Colombo foi convidada para abordar o tema Marketing Pessoal, Postura e Comunicação. Mirieli explicou que pequenas atitudes do dia a dia como um aperto de mão, a maneira de andar, de sentar-se e até o tom de voz podem fazer toda a diferença na hora se relacionar. “A todo o momento estamos vendendo a nossa imagem, o nosso trabalho, e muitas vezes, temos uma única oportunidade de fazer isso, portanto, a postura, o comportamento e a comunicação de forma geral são cruciais para causar uma boa impressão”, ensinou.  A fonoaudióloga apresentou uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos que mostra que de 70 a 90% do trabalho de um líder americano é dedicado de alguma maneira a comunicação. A palestrante disse que essa realidade não é diferente no Brasil, mas que a maioria dos líderes das organizações não dá importância ao assunto. “A comunicação é uma das mais importantes de todas as habilidades dos líderes e a que exige maior dedicação no desenvolvimento, é preciso se voltar para ela, trabalhar para sua eficácia”, frisou. Mirieli disse que para uma comunicação clara e eficaz é preciso que a mensagem represente para o receptor um significado tão próximo quanto possível daquele que foi a intenção do emissor. Finalizou com um provérbio indiano: “Quando falares cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio”. Confira algumas dicas da fonoaudióloga para melhorar o desempenho na comunicação: - autoconhecimento; - entendimento do ser humano; - fortalecimento da autoestima; - compreensão da diversidade; - escuta empática (sintonizar com o outro); - rapport (3 posições perceptivas - 1ª estar na sua posição, 2ª estar na posição do outro e 3º enxergar a situação como um terceiro espectador); - habilidade de congruência (a prática alinhada ao discurso).  

Faça Parte

Aproveite os
nossos convênios

Associe-se
foto