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Decisão do Supremo Tribunal Federal modifica dispositivos da nova Lei do Mandado de Segurança

14/07/2021

Decisão do Supremo Tribunal Federal modifica dispositivos da nova Lei do Mandado de Segurança

                        O Supremo Tribunal Federal completou o julgamento de relevante julgamento que definiu a validade constitucional de vários dispositivos da Lei nº 12.016 de 7 de agosto de 2009 que introduzia significativas mudanças na legislação que disciplina o mandado de segurança individual e coletivo.

 

                        A legislação aprovada ainda no período do governo de Luis Inácio da Silva suprimia possibilidade de concessão de liminar em mandado de segurança na compensação de créditos tributários e liberação de mercadorias importadas, restringindo frontalmente a liberdade de decisão do Poder Judiciário frente aos que buscam os seus direitos de forma eficiente.

 

                        A notícia veiculada sobre o julgamento pelo próprio Supremo Tribunal Federal é elucidativa:

 

STF declara inconstitucionais dispositivos da nova Lei do Mandado de Segurança

 

Entre outros pontos, foi invalidada a proibição de concessão de liminar para a compensação de créditos tributários e para a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, na sessão plenária desta quarta-feira (9), a inconstitucionalidade de dispositivos da nova Lei do Mandado de Segurança (Lei 12.016/2009) questionados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4296.

 

Por maioria dos votos, a Corte considerou inconstitucional o dispositivo que proíbe a concessão de liminar para a compensação de créditos tributários e para a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior. Também invalidou a exigência de oitiva prévia do representante da pessoa jurídica de direito público como condição para a concessão de liminar em mandado de segurança coletivo.

 

 

O mandado de segurança é um mecanismo constitucional de proteção individual ou coletiva de pessoa física ou jurídica contra atos ilegais ou arbitrários do poder público. A nova lei alterou as condições para a propositura e o julgamento de mandados de segurança individuais ou coletivos.

 

Na ação, a OAB questionava a limitação indevida do alcance do mandado de segurança e apontava violação da liberdade de atividade econômica e do amplo acesso ao Poder Judiciário e desrespeito ao exercício da advocacia, entre outras alegações.

 

Dispositivos inconstitucionais

 

Dois dos seis dispositivos questionados foram declarados inconstitucionais pela maioria do Tribunal, que acompanhou o voto divergente do ministro Alexandre de Moraes pela procedência parcial da ADI. O ministro considerou inconstitucional o artigo 7º, parágrafo 2º, que proíbe expressamente a concessão de liminar para compensação de créditos tributários, entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, reclassificação ou equiparação de servidores públicos e concessão de aumento ou extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza.

 

Em relação à exigência de oitiva prévia do representante da pessoa jurídica de direito público como condição para a concessão de liminar em MS coletivo (artigo 22, parágrafo 2º da lei, o ministro também declarou sua inconstitucionalidade, pois considera que ela restringe o poder geral de cautela do magistrado.

 

Gestão comercial

 

A corrente vencedora considerou a constitucionalidade de outros quatro dispositivos questionados na ação pela OAB, entre eles o artigo 1º, parágrafo 2º, que prevê o cabimento de MS contra atos de gestão comercial cometidos pelos administradores de empresas públicas. De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, a norma diz respeito a atos de direito privado.

 

Exigência de contracautela

 

A Corte também entendeu que está de acordo com a Constituição a exigência de caução, depósito ou fiança para a concessão de liminar em MS (artigo 7º, inciso III). Para o ministro Alexandre de Moraes, a contracautela é mera faculdade do magistrado que viabiliza o exercício da jurisdição imediata, não havendo limitação ou restrição ao poder geral de cautela para a garantia do direito líquido e certo.

Prazo decadencial

 

Para a maioria do Plenário, o prazo decadencial de 120 dias para a impetração do MS (artigo 23) é constitucional, conforme prevê a Súmula 632 do STF. Em relação a isso, a Corte entendeu que, terminado o prazo previsto para a prestação jurisdicional específica no MS, permanece a possibilidade de postulação nas vias ordinárias.

 

Honorários de sucumbência

 

A maioria que acompanhou essa vertente observou que o Supremo tem posicionamento de que não cabem honorários de sucumbência na via mandamental (Súmula 512). Eles salientaram que o dispositivo questionado (artigo 25) não diz respeito aos honorários contratuais e, portanto, a vedação não atenta contra a advocacia.”

           

                        Importante destacar que o Mandado de Segurança tem sido ao longo do tempo ferramenta fundamental para a postulação e defesa de direitos no meio empresarial, especialmente em demandas de ordem tributária, sendo que qualquer limitação do seu alcance e possibilidade de uso e julgamento afetariam drasticamente os meios para validar direitos e suprir lacunas e abusos de ordem administrativo/tributária que rotineiramente ocorrem nas atividades das empresas.

 

 

 

Zenatto Advogados

Vitor Hugo Zenatto

OAB/RS 27.205

Assessoria Jurídica - CE

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