Estudos dos efeitos do consumo moderado de vinhos serão tema de palestra no Centro Empresarial no dia 24
06/11/2025
Evento gratuito traz a Flores da Cunha o cardiologista e pesquisador, o Doutor Protásio Lemos da Luz, referência nacional e internacional em saúde cardiovascular.
O Centro Empresarial de Flores da Cunha promove, no dia 24 de novembro, das 19h às 21h, a palestra “Estudos dos efeitos do consumo moderado de vinhos”, com o renomado cardiologista e pesquisador Dr. Protásio Lemos da Luz, professor sênior de cardiologia do Instituto do Coração (InCor-HC/FMUSP). O evento, gratuito e aberto à comunidade, é uma realização da Câmara Setorial de Vinhos, com apoio de diversas entidades do setor vitivinícola regional.
A vinda do Dr. Luz a Flores da Cunha representa uma rara oportunidade de diálogo direto com um dos maiores nomes da cardiologia brasileira. Ao longo de mais de cinco décadas dedicadas à pesquisa, o especialista tem contribuído para avanços científicos reconhecidos mundialmente, especialmente nas áreas de cardiologia preventiva, aterosclerose, metabolismo e microbiota intestinal. Em 2023, estudos conduzidos pelo InCor e coordenados por ele ganharam destaque ao apontar efeitos protetores do vinho tinto sobre a saúde cardiovascular e sobre a regulação da flora intestinal, indicando que o consumo moderado da bebida pode influenciar positivamente o metabolismo plasmático — ou seja, as substâncias liberadas durante a digestão e que circulam no sangue.
Segundo o InCor, o interesse em estudar essa relação surgiu a partir da constatação de que a microbiota intestinal tem papel decisivo na saúde humana, influenciando doenças cardiovasculares, metabólicas e até neurológicas. “Tudo o que comemos passa pelo intestino, e esse processo de metabolização dos alimentos gera substâncias que interferem em vários sistemas fisiológicos do organismo”, explica o Dr. Luz em publicações do instituto. Para ele, compreender o impacto da alimentação — e, nesse caso, do vinho — é essencial para fortalecer estratégias de prevenção em saúde pública e de promoção do bem-estar.
Natural de Vacaria (RS), o Dr. Protásio Lemos da Luz graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1965 e realizou pós-graduação em Cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM–USP). Fez especialização em Critical Care Medicine na University of Southern California (EUA) e foi pesquisador em cardiologia no Cedars-Sinai Medical Center, da University of California (UCLA), em Los Angeles. É professor titular sênior de cardiologia do InCor/FMUSP, autor de mais de 550 publicações científicas, ex-diretor de divisões do InCor e presidente de entidades médicas nacionais. Recebeu distinções como o Prêmio Jabuti, a Ordem do Mérito Médico e é membro da Academia Brasileira de Ciências, mantendo-se ativo em pesquisa e prática clínica.
No registro de sua história de vida ao Museu da Pessoa, Dr. Luz recorda as origens no interior do Rio Grande do Sul e a trajetória que o levou a se tornar referência na medicina brasileira. “Seguir o coração”, título de sua narrativa biográfica, traduz o sentido literal e simbólico de uma carreira dedicada a compreender o órgão que move a vida.
O evento em Flores da Cunha pretende aproximar a ciência de ponta do cotidiano da comunidade, unindo pesquisa, saúde e cultura do vinho, e reforça o papel do Centro Empresarial como espaço de conhecimento e de promoção do desenvolvimento regional. Além da palestra, haverá momento para perguntas do público e interação com o palestrante, destacando a relevância do tema tanto para o setor produtivo quanto para os profissionais de saúde e o público em geral.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 23 de novembro pelo site https://centroempresarialfc.com.br/evento/palestra-estudos-dos-efeitos-do-consumo-moderado-de-vinhos-2025-11-24.
O evento é realizado pela Câmara Setorial de Vinhos do Centro Empresarial e conta com apoio de Sindivinho, Sicredi, Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Consevitis, Fecovinho, Associação dos Produtores de Vinho de Flores da Cunha, Anprovin, Aciu – Associação da Comissão Interestadual da Uva, UVIBRA, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Instituto do Coração USP, e Sindusvinho São Roque.
Com esse encontro, o Centro Empresarial reafirma seu compromisso em conectar ciência, tradição e desenvolvimento regional, valorizando o conhecimento e fortalecendo o vínculo entre a vitivinicultura, a inovação e o bem-estar coletivo. As vagas são limitadas. Mais informações e detalhes podem ser obtidos pelo telefone (54) 3297.3055 ou WhatsApp (54) 99263.0704; ou ainda pelo e-mail desenvolvimento@centroempresarialfc.com.br.
Fontes:
https://museudapessoa.org/historia-de-vida/seguindo-o-cora-o/
https://revistapesquisa.fapesp.br/da-bancada-ao-paciente/
https://sbc2024.com.br/evento/79cbc/programacao/palestrante/13783
https://www.instagram.com/p/DAgCmReNlVG/?__d=11
Mais notícias
Veja todas as notícias