FIERGS promove Lives sobre OEA – Operador Econômico Autorizado
10/05/2022
Próximo encontro on-line sobre o tema acontece, gratuitamente, no dia 17 de maio.
Você já ouviu falar sobre Operador Econômico Autorizado - OEA? Quer saber o que é? O CE conta pra você!
Operador Econômico Autorizado (OEA) é um parceiro estratégico da Receita Federal que, após ter comprovado o cumprimento dos requisitos e critérios do Programa OEA, será certificado como um operador de baixo risco, confiável e, por conseguinte, gozará dos benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de suas cargas nos fluxos do comércio internacional.
O programa de Operador Econômico Autorizado facilita o comércio internacional, melhora a imagem do País por ter empresas com transações confiáveis, e com isso, atrai investimentos externos. Sessenta e quatro países espalhados pelo mundo já participam de programas de OEA. E isso permite a assinatura de acordos de reconhecimento mútuo, ou seja, as empresas brasileiras certificadas, também são reconhecidas como confiáveis nestes países. E recebem benefícios similares aos oferecidos pela Receita Federal. O OEA passa a ser uma ferramenta para o Empresário Brasileiro que quer realmente ser um participante das cadeias globais de produção no mundo.
E para esclarecer mais sobre o tema, a FIERGS - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, está realizando algumas lives para tirar dúvidas dos interessados. A primeira aconteceu no dia 14 de abril e está disponível para assistir a sua gravação neste link.
O próximo encontro sobre o assunto OEA acontecerá no dia 17 de maio, das 10h às 11h, ao vivo e gratuito. Para ter acesso, basta fazer a sua inscrição, neste link.
A FIERGS, para auxiliar os empresários do setor, tem à disposição uma plataforma, chamada CONSULTE FÁCIL, na qual é realizado um serviço personalizado e gratuito para auxiliar no atendimento das demandas e dúvidas sobre as operações de exportação e importação. Para ter acesso, basta clicar aqui e preencher os dados.
Outras dúvidas que você e sua empresa podem ter sobre o OEA:
Quais empresas podem se tornar OEA?
As empresas importadoras e exportadoras, os depositários, os transportadores, os despachantes aduaneiros, enfim, todas as empresas que participam das operações comerciais como também da gestão logística do comercia exterior.
Quais são os benefícios que o programa brasileiro de OEA traz para os participantes?
Adoção de medidas de simplificação e agilização de procedimentos aduaneiros com segurança e controle, reduzido percentual de cargas selecionadas para canais de conferência e quando a carga for selecionada, o processamento é prioritário. Estabelecimento de canais de comunicação específicos entre a receita federal e os operadores econômicos autorizados (OEA’s). Utilização da logomarca do programa OEA e divulgação no site da Receita Federal.
Para mais informações, pode-se fazer contato com o Centro Internacional de Negócios do RS – FIERGS, no What’sApp: (51) 9.8970.3769.