Formatura do SENAI celebra novos profissionais preparados para o mercado de trabalho em Flores da Cunha
10/04/2025

Ao todo, serão 119 estudantes que concluíram os cursos oferecidos na unidade.
Na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 19h, o Clube Independente será palco da cerimônia de formatura de 58 alunos do Centro de Formação Profissional SENAI de Flores da Cunha. Ao todo, 119 estudantes concluíram os cursos de Assistente Administrativo, Desenho Mecânico, Marceneiro de Móveis Seriados e Operador de Processos Logísticos, mas apenas parte deles optou por participar da solenidade.
A noite será de celebração para os formandos e familiares, além de marcar mais um passo importante do SENAI na missão de capacitar profissionais para o setor industrial e de serviços. As capacitações em Flores da Cunha acontecem no Centro Empresarial desde 2014 e em fevereiro de 2022, os cursos passaram a ser realizados no Centro de Formação Profissional do Senai, na área da entidade. Desde então, já são 880 alunos formados e preparados para atender às exigências do mercado de trabalho local e regional.
Atualmente, o SENAI de Flores da Cunha conta com 238 estudantes em formação — 77 no turno da manhã e 161 no turno da tarde — nos cursos técnicos e de aprendizagem. Além das quatro habilitações que serão celebradas na formatura, o centro também oferece o Programa de Aprendizagem em Projeto de Fabricação de Móveis, com metodologia dual: parte teórica no SENAI e 300 horas finais de prática diretamente nas empresas.
Com uma infraestrutura moderna, em uma área de 1.059 metros quadrados, e ensino voltado para a prática, o Centro de Formação Profissional é resultado de uma parceria entre o SENAI e o Centro Empresarial de Flores da Cunha. A escola tem sido essencial na qualificação de jovens e adultos, promovendo empregabilidade, crescimento pessoal e desenvolvimento industrial na região.
Programa Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade ímpar para jovens entre 14 e 24 anos que desejam ingressar no mercado de trabalho. Oferecido de forma gratuita e remunerada, o programa possibilita que esses jovens adquiram habilidades fundamentais e entrem no mercado com experiência prática. A seleção é baseada no desempenho escolar e ocorre geralmente, a cada semestre, nos meses de junho e novembro. Os cursos disponíveis, que variam entre 800 e 1.600 horas, incluem as seguintes opções:
- Desenhista Mecânico – 800 horas
- Assistente Administrativo – 800 horas
- Marceneiro de Móveis Seriados – 1.200 horas
- Operador de Processos Logísticos Industriais – 800 horas
- Aprendizagem em Projeto de Fabricação de Móveis (Sistema Dual) 1.600 horas, com parte das aulas realizadas nas empresas.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://centroempresarialfc.com.br/programa-jovem-aprendiz/
Mais notícias
Veja todas as notícias