Compartilhar

INOVAFC 2025 conecta mais de 500 pessoas e reforça protagonismo na inovação

19/09/2025

INOVAFC 2025 conecta mais de 500 pessoas e reforça protagonismo na inovação

O Centro Empresarial de Flores da Cunha promoveu, por meio do Comitê de Inovação, no dia 18 de setembro, a terceira edição do INOVAFC, um dos maiores encontros de inovação e conexões da Serra Gaúcha. Com o tema “Conectar para prosperar juntos”, o evento somou 525 participantes entre empresários, gestores, estudantes e profissionais de diversas áreas, consolidando-se como um espaço de inspiração, aprendizado e novos negócios.

A programação foi marcada por palestras que instigaram reflexões sobre o presente e o futuro da economia, da tecnologia e da sociedade. Logo no início da tarde, Evandro Badin destacou a importância da clareza e da conexão humana nos processos de inovação, lembrando que ideias só prosperam quando pessoas se conectam de verdade. Na sequência, o evento abriu espaço para celebrar os 35 anos do Centro Empresarial. Em um painel especial, o presidente Gilberto Boscato dividiu o palco com os ex-presidentes Eroni Koppe e Alessandro Cavagnolli, em uma conversa mediada por Katherin Misura. O bate-papo trouxe memórias de diferentes gestões, reflexões sobre os desafios enfrentados ao longo das décadas e a certeza de que o CE se consolidou como um berço de lideranças e um motor do empreendedorismo regional.

Mateus de Abreu, da Rands, provocou o público ao afirmar: “Apaixone-se pela dor do cliente, e não pelo seu produto”. Já Rodrigo Ricieri trouxe a palestra “Cidade que escuta”, valorizando a hospitalidade como diferencial de Flores da Cunha: “A hospitalidade é o maior atributo da nossa gente”, reforçou. Temas ligados ao setor vinícola e ao comportamento do consumidor também ganharam espaço. No painel “Vinho em transformação”, Daiane Argenta e Cleidi Soberansky discutiram as tendências de redução do teor alcoólico e de novos estilos de consumo. “Inovar no mundo do vinho vai além do produto, é compreender o estilo de vida das novas gerações”, resumiram.

Já Alexandre Leite Cruz apresentou a jornada de criação do NOMADE, motorhome corporativo que mostrou como design, engenharia e propósito podem transformar até os negócios mais tradicionais. Outro destaque foi Adriana Granzotto de Vargas, que apresentou o Command Center Unimed Serra Gaúcha: onde a tecnologia encontra o cuidado, iniciativa que integra inovação tecnológica e atenção humanizada para transformar a experiência dos pacientes.

Dois painéis trouxeram ainda temas fundamentais para o futuro da região: o papel das universidades comunitárias e o protagonismo da juventude. Neide Pessin destacou a atuação da Universidade de Caxias do Sul como agente transformador do desenvolvimento regional. O protagonismo da nova geração também ganhou espaço no palco do INOVAFC. No painel Juventude que move negócios, integrantes do CE Jovem mostraram iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo e reforçaram como a participação ativa no Centro Empresarial tem sido decisiva para despertar competências de liderança, colaboração e inovação. Eles aproveitaram o momento para convidar outros jovens a se engajarem, ampliando a rede de talentos que movimenta o futuro dos negócios na região.

O encerramento foi marcado pela palestra mais aguardada do dia: “O que vem depois do ChatGPT?”, conduzida pelo futurista Tiago Mattos. Com seu estilo direto e inquietante, ele mostrou como a inteligência artificial generativa já está remodelando profissões, mercados e até a forma como pensamos a criatividade. Mattos chamou atenção para as mudanças que ainda estão por vir, lembrando que estamos apenas no começo dessa transformação, reforçando que a IA pode ser uma aliada não só na eficiência e nos negócios, mas também na saúde mental e na criatividade.

“Este INOVAFC foi construído coletivamente. Só chegamos até aqui porque um grupo muito forte de profissionais se engajou desde o início do ano para formatar o evento com maestria, além dos patrocinadores e apoiadores que acreditaram no propósito de conectar para prosperar juntos. A cada edição, saímos mais fortes, com novas parcerias e aprendizados que ficam para a vida”, afirmou o presidente da entidade Gilberto Boscato, no encerramento.

 

Atividades extras e Happy hour

No intervalo, o público pôde escolher entre diferentes atividades práticas. As oficinas trouxeram temas diversos, como “IA na Palma da Mão: 3 Hacks para Vender, Comunicar e Inovar pelo Celular”, conduzida por Luciano Libardi, CEO da Smart On, e “Experimento Ato Criativo: 40 Minutos para a Conexão de Mentes”, com Katherin Misura, do Instituto Hélice. Também houve a palestra “Inovação em Flores da Cunha”, com o secretário de Turismo Tiago Centenaro Mignoni. Paralelamente, o Pitch de Negócios mediado pelo Sebrae abriu espaço para que empreendedores apresentassem suas ideias de forma dinâmica, enquanto o Espaço Startups seguia como vitrine para projetos inovadores. A Praça de Alimentação do Núcleo de Alimentos e o Espaço Enoturismo, organizado pelo Comitê de Turismo do CE, completaram o cenário de convivência, que se estendeu até o happy hour com música ao vivo de Maicon & Pontel.

O InovaFC 2025 teve o patrocínio da Unimed Serra Gaúcha, Caderode, Grupo Florense, Fante Bebidas, Sicredi, Grupo Argenta, AVVA Studio e Multiflon. E ainda o apoio de Alessandra Pauletti, Inova RS, Instituto Hélice, Nestlé Professional BR, Nova Aliança Vinícola Cooperativa, O Florense, Prefeitura de Flores da Cunha, Rádio Amizade 89.1 FM, Sebrae RS, Serra Sul Telecom, Solaris 99.1 FM, TCS Sistemas e UCS Oficial.

Faça Parte

Aproveite os
nossos convênios

Associe-se
foto