Projeto Conectando os Jovens Aprendizes às Empresas encerra a fase de visitações de 2023
31/10/2023
Próxima etapa da atividade é promover um encontro entre os alunos do SENAI e os representantes das empresas participantes.
O projeto pioneiro na região da Serra Gaúcha, que traz inovação e destaque para a Escola SENAI de Flores da Cunha denominado: ‘Conectando os Jovens Aprendizes às Empresas’, idealizado e realizado em âmbito municipal, encerrou sua fase de visitações e avança mais um passo rumo à finalização da edição 2023. Ao longo deste ano, os Jovens Aprendizes estudantes do SENAI de Flores da Cunha puderam participar de painéis de bate-papo, no Centro Empresarial, com os representantes de 12 empresas do município e, na sequência, fazer visitações in loco cada uma das organizações para conhecer um pouco mais sobre cada delas.
Na última sexta-feira, dia 27 de outubro, os Jovens Aprendizes fizeram a última das visitas locais planejadas. O calendário de visitações, de março a outubro de 2023 teve a seguinte sequência: SAS Plastic Indústria e Comércio de Plásticos, Fábrica de Móveis Florense, Plastiline Embalagens, Hidrover Equipamentos Hidráulicos, Treboll Móveis, Dallemole Estruturas Metálicas e Binotto Indústria de Componentes Hidráulicos.
O próximo passo do Projeto é realizar, no dia 22 de novembro, em dois turnos, um encontro entre os alunos e os representantes das empresas participantes. Na oportunidade, os Jovens Aprendizes poderão compartilhar um feedback sobre as suas impressões em participar da atividade. Enquanto os representantes das empresas avaliarão o impacto que tais experiências oferecem à futura mão de obra que em breve estará estreando no mercado de trabalho fruto dessa parceria entre CE e SENAI.
Para 2024 o planejamento já está iniciando e novas empresas sempre serão bem-vindas para agregar ao projeto. Mais informações podem ser obtidas fazendo contato através do e-mail desenvolvimento@centroempresarialfc.com.br.
O Projeto Conectando os Jovens Aprendizes às Empresas iniciou em 2022, teve sua segunda edição em 2023 e foi inspirado em uma prática piloto criada em 2019, pela Câmara Setorial de Metalurgia da Entidade. Na época, a atividade foi denominada “Qualificando e encantando a mão de obra - Câmara Setorial de Metalurgia” e buscou apoio e parceria no SENAI, sob o mesmo formato que acontece atualmente, com painéis e visitação das empresas. Com o passar dos anos, o projeto mudou de nome, foi aprimorado, evoluiu e ganhou mais evidência local, sendo case de sucesso pelo pioneirismo e inovação, proporcionando uma experiência real aos seus participantes, inserindo-os verdadeiramente no mercado. Ainda em 2023, há a previsão de visitação de empresários de cidades próximas ao município de Flores da Cunha que estarão vindo até o Centro Empresarial e a Escola do SENAI para conhecer mais detalhes das atividades desenvolvidas no Projeto, a fim de replicá-los em seus municípios.