Projeto Gourmet do CE Jovem propôs conversa sobre atuação dos empresários nos tempos de pandemia
14/06/2021
Encontro acontece mensalmente com os integrantes do CE Jovem
Existente desde 2013, o CE Jovem consiste em um grupo do Centro Empresarial que se preocupa com a formação de novas lideranças entre os associados para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela entidade. E no último encontro realizado, no mês de maio, os integrantes debateram a seguinte pergunta: Quais foram os obstáculos que a pandemia causou e causa, e quais as ferramentas ou inovações foram adotadas para contorná-los?
Confira a opinião de cada um dos membros do grupo referente à sua visão nos negócios cujos estão à frente:
O Advogado Tomaz Berton, ressalta que neste período olhou muito para dentro do negócio, melhorando procedimentos operacionais, implementação de software, melhorando processos internos e avaliando a gestão. A demanda aumentou, a empresa cresceu.
No meio judiciário a pandemia trouxe a possibilidade de audiência online em qualquer parte do Brasil. Como um fato deficitário está o grande número de processos parados para análise, que já era grande antes da pandemia, e com ela só aumentou. Outro fato positivo é a utilização da inteligência artificial para análise recursos.
Na indústria, alguns segmentos tiveram expansão de mercado, principalmente quem já vinha trabalhando com exportação, como é o caso de Matias Mazzoco, com a pandemia trouxe a oportunidade de abrir novos mercados, e então as vendas aumentaram muito, as reuniões online facilitaram, novos procedimentos de atendimento de fornecedores no online flexibilizaram o tempo de atendimento.
Matias citou também, que com a pandemia foi percebido que é possível trabalhar de qualquer lugar, as casas foram equipadas para atender home office, e que não precisa muito para poder realizar o trabalho a distância.
Também destacou que com essa possibilidade, no home office a jornada fica mais longa, mas em tempo de pandemia o que seria considerado perda na qualidade de vida hoje é preservação da vida. Ainda, viu-se em sua área de atuação que é primordial saber inglês e espanhol, uma dica para jovens empreendedores que, para buscar o mercado externo é necessário dominar tais idiomas.
Fernando Veadrigo, destacou a importância das redes sociais para upgrade das vendas, divulgação dos serviços e produtos disponíveis, como uma forma de comunicação efetiva para geração de negócio. Com a pandemia a estruturação de novos processos internos trouxe um crescimento considerável para os negócios, incorporou em sua rotina mais informações sobre imóveis que estão à disposição de locação e venda, vídeos, entrada forte nos stories do Instagram um canal espetacular para vendas. As listas de transmissão pelo whats como forma de comunicação fizeram muita diferença, além de contratos online entre outros. E por fim o acompanhamento através do google trends e adwords. Um ponto negativo identificado por ele foi a impossibilidade de participação em feiras do segmento, bem como a insegurança em lançar novos empreendimentos devido ao aumento constante da matéria prima.
Na indústria moveleira, Marina Zembruski – destacou o aumento nas vendas de móveis, as pessoas buscaram tornar seus ambientes mais aconchegantes, olhando para a beleza e conforto de seus lares - renovando-os. Com isso foi possível lançar uma linha seriada complementando a linha sob medida que a empresa já vem trabalhando. Como pontos negativos destacou o aumento da matéria prima e falta dela, assim como a dificuldade de mão de obra.
Já no segmento da moda Bruna Bebber, destacou o investimento em redes sociais e foco na venda online. Entrada nesse mundo virtual que veio para ficar, foi preciso deixar a vergonha de lado e fazer lives, gravar vídeos e o resultado surgiu. Destacou um aumento grande nas vendas já no primeiro semestre de 2021, e foi preciso migrar para o online, pois 90% das vendas dependiam antigamente de feiras, então 2021 foi um período de adaptação, mudança, mas colhendo os frutos dos novos rumos. Como preocupação, destacou que em 2020 a prioridade foi manter o emprego de seus colaboradores, também a insegurança em comprar matéria prima e manter os estoques.
Por fim, no ramo de insumos para agricultura, Francinei Bulla, destacou a falta de insumos a nível mundial, uma vez que o plantio aumentou mundialmente também. Como positivo destacou a estruturação de processos internos, troca de site, implementação em novas formas de atendimento. As vendas online neste segmento ficam restritas a jardinagem. Novas tecnologias de análise de terra são perceptíveis, pois o agricultor também está na internet, assim como todos nós estamos buscando novas formas de trabalhar e dessa forma manter o resultado dos próprios negócios.